Prefeitura fará “arrastões” para manter Águas de Lindóia livre da dengue

Prefeitura fará “arrastões” para manter Águas de Lindóia livre da dengue

Último caso da doença no município é de 2009 e era um caso importado. Participação da população é fundamental, destaca o prefeito Martinho Mariano

Para tentar manter o município livre de casos de dengue, a Prefeitura de Águas de Lindóia realizara “arrastões” para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypty, que é o inseto transmissor da doença. As ações de prevenção previstas pela Prefeitura envolverão cinco diretorias municipais e o Saae e acontecerão ao longo de toda a primeira quinzena de abril. Em 2010 não houve registro de casos de dengue no município e nestes primeiros meses de 2011 também não, conforme a Diretoria de Saúde. O último registro de um caso de dengue no município é de 2009 e foi um caso importado. A pessoa havia estado no litoral durante o carnaval daquele ano e voltou para a cidade com o vírus da doença.

O prefeito Martinho Mariano explica que de 4 a 8 de abril haverá uma Campanha Nacional de conscientização sobre os riscos da doença, mas que o município irá além. “Aqui em Águas, a diretoria de Saúde em parceria com as diretorias de Obras, Educação, Meio Ambiente, Trânsito e o Saae irão estender as atividades até o dia 15 de abril para tentar garantir que o município continue livre da doença”, revela o prefeito. Ele acrescenta, entretanto, que “a participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessa campanha e para que Águas de Lindóia continue sem registros de casos de dengue.”

Neste sentido, a diretoria de saúde irá às ruas para recolher material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito. A participação da população é fundamental nesse esforço. Os moradores deverão depositar nas calçadas de suas casas esses objetos que serão recolhidos pelos caminhões envolvidos no Arrastão. Os caminhões passarão a partir das 7h para fazer a coleta. Nos próximos dias será divulgado o calendário com o dia em que os caminhões estarão passando nos bairros da cidade. “É importante estar atento a isso, para que os materiais não fiquem desnecessariamente expostos nas calçadas das casas”, lembra a Diretoria de Saúde do município.

Além do arrastão para coleta desse material, a Prefeitura divulgará a campanha de combate ao aedes nas escolas, esclarecendo os estudantes sobre os riscos da doença e as forma de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito. Paralelamente, as agentes de endemias e as agentes comunitárias de saúde farão, casa a casa, a entrega de folhetos e darão orientações aos moradores. Nessa batalha para manter a cidade livre da dengue, a Prefeitura de Águas de Lindóia tem veiculado na imprensa anúncios de orientação à população e usará carros de som com o mesmo objetivo.

Saúde dá orientações

A Diretoria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Técnica da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, esclarece que para que uma pessoa contraia a dengue é necessário que ela seja picada por um mosquito (Aedes Aegypty) também contaminado com o vírus da doença. O mosquito nasce sadio, mas se contamina ao picar uma pessoa que esteja com a doença. A partir dessa situação, o mosquito atua como disseminador da doença, transmitindo o vírus a outras pessoas que ele picar.

Para a Diretoria de Saúde a colaboração da população é fundamental e decisiva para que o município continue livre da doença, que pode levar à morte. As dicas de prevenção também são bastante simples e todos podem colaborar. Uma das principais ações é manter os ambientes de trabalho ou a casa limpos. Evitar a proliferação do mosquito também é muito fácil: não permita o acúmulo de entulhos, recipientes, materiais ou quaisquer objetos que possam acumular água, em especial a da chuva.

Dicas importantes também são manter Caixas d´água com tampa, as calhas desentupidas, piscinas devem ter sua água tratada regularmente, eliminar pratos sob vasos de plantas, só guardar pneus em locais cobertos, manter cestos de lixo tampados e se a pessoa for se ausentar por mais de uma semana de casa, vedar os ralos e manter os vasos sanitários tapados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia