Prefeitos instituem Consórcio de Saneamento Básico

Prefeitos instituem Consórcio de Saneamento Básico

Martinho assume uma das quatro diretorias do órgão que reúne treze municípios
“Um momento histórico para a nossa região”. Essa foi a definição dada pelas autoridades, entre elas o prefeito Martinho Mariano, de Águas de Lindóia, que participaram da reunião que resultou na instituição do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas Paulista e Região. Uma das primeiras ações do Consócio será a implantação de uma política regional de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

A reunião de instituição do Consórcio aconteceu na quarta-feira, dia 23, no Parque Ecológico e Orquidário Municipal de Amparo. Fazem parte do Consórcio de Saneamento Básico os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Santo Antônio da Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti. Juntos, os treze municípios têm uma população estimada em 370 mil habitantes.

Paulo Miotta, prefeito de Amparo, foi nomeado presidente do Consórcio e os prefeitos Martinho Mariano, de Águas de Lindóia; José Roberto Zem, de Morungaba; Antonio Hélio Nicolai, de Itapira e Marisa Fontana, de Socorro, escolhidos diretores do órgão para o biênio 2011/2012.

O prefeito Martinho Mariano, que esteve no encontro acompanhado do diretor de Meio Ambiente do município, Hilário Piffer Júnior, destacou a importância dessa ação conjunta dos municípios num setor que atinge diretamente a todos eles. “Esta união vai nos possibilitar melhorar cada vez mais o serviço oferecido à população”, disse.

Primeiras ações

A implantação de uma política regional de coleta e reciclagem de resíduos sólidos, um projeto para os próximos cinco anos, é a primeira ação a ser implementada pelo Consórcio de Saneamento. “Queremos viabilizar uma arrojada política regional de coleta e reciclagem de resíduos. As dificuldades para os municípios implantarem um programa dessa natureza de forma isolada seriam muito grandes. Somando esforços, entretanto, as possibilidades de sucesso são muito maiores”, destacou Martinho Mariano.

Para o presidente Paulo Miotta, “a elevada quantidade de resíduos sólidos gerados no Brasil não é compatível com as políticas e os investimentos públicos para o setor. Assim, a gestão integrada dos resíduos sólidos tem sido uma ferramenta inovadora e eficaz no contexto brasileiro”. Miotta está otimista com a implantação da Política Regional de Resíduos Sólidos e acredita que será possível encaminhar o mínimo possível de resíduos para o aterro sanitário.

“Vamos investir pesado em coleta seletiva, nos postos de reciclagem, tratamento de entulho e restos de materiais de construção e postos de compostagem.” Miotta lembrou ainda que no Parque Ecológico de Amparo há, inclusive, um projeto piloto de compostagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia