Campanha de Vacinação contra a Influenza começa dia 23

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa dia 23

Meta em Águas de Lindóia é vacinar 2.773 pessoas contra o vírus causador da gripe

Com previsão de vacinar 2.773 pessoas no município, Águas de Lindóia inicia na próxima segunda-feira, dia 25/04, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Nesse público-alvo da campanha estão incluídos 1.892 idosos (pessoas com mais de 60 anos), 405 crianças entre seis meses e dois anos de idade, 270 gestantes e 206 trabalhadores de saúde. Esta será a 13ª edição da Campanha de Vacinação e vai acontecer de 25 de abril a 13 de maio. O Comando Nacional da Campanha estabeleceu o dia 30 de abril (sábado), como o Dia de Mobilização Nacional.

Em Águas de Lindóia, pessoas que estejam acamadas serão vacinadas em seus domicílios, ao longo de todo o período da campanha. Para isso, é necessário que seja feita solicitação ao enfermeiro responsável de cada Unidade Básica de Saúde. De acordo com a Diretoria de Saúde do município, também poderão receber a vacina grupos considerados de risco, como: portadores de doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas e com asplenia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias).

Outros grupos considerados de risco são: transplantados de órgãos sólidos ou de medula, com neoplasias ou portadores do HIV/AIDS; Doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programas de doação; imunodeficiências congênitas; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; pessoas com fibrose cística, trissomias e com implante coclear; doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina.

O que é

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

De acordo com autoridades de Saúde, como o vírus influenza A (H1N1) 2009, que originou a pandemia de gripe de 2009-2010, atualmente circula como um vírus comum da estação da gripe e não é mais considerado pandêmico, não é mais necessário promover uma campanha de vacinação específica contra esta doença como a do ano anterior. O vírus A H1N1, entretanto, faz parte da composição da vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha deste ano, que também inclui os vírus da influenza sazonal A H3N2 e B.

No Estado, a meta é vacinar, no mínimo, 80% da população alvo, estimada em 6,7 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 5,36 milhões de pessoas. Em 2010 a cobertura vacinal atingida ao final da Campanha do Idoso foi de 74,95 % (3.399.539 doses) e a homogeneidade de 47,95 % no Estado de São Paulo.

Durante a campanha de vacinação serão oferecidas também a vacina contra a difteria e o tétano (dT) para os idosos ainda não vacinados, ou com esquema vacinal incompleto e a vacina contra o pneumococo 23-valente, para os grupos de risco elevado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia