Águas de Lindóia terá oficina de iniciação teatral

Águas de Lindóia terá oficina de iniciação teatral

São 30 vagas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 6 de maio na Biblioteca Municipal

De 8 de maio a 26 de junho, o município de Águas de Lindóia sediará uma oficina gratuita de iniciação teatral, com aulas realizadas sempre aos domingos, das 14h às 17h, na Biblioteca Municipal “Germano Gelmini”, localizada na Praça Philomena Tozzi, ao lado do Ginásio de Esportes. Resultado de uma parceria com a Diretoria de Educação e Cultura da Prefeitura de Águas de Lindóia, a Oficina Cultural Hilda Hilst, uma realização do Governo do Estado, é aberta a todos os interessados e a idade mínima para participar é de 15 anos.

As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 11 de abril (segunda-feira) até 6 de maio, e devem ser feitas na Biblioteca Municipal, das 9h às 16h30. Ao todo serão disponibilizadas trinta vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A oficina, que terá como tema “O Humor no Teatro”, será coordenada por Marcelo Bonfim.

Segundo o assessor de Cultura Luiz Fillipe de Carvalho, o Projeto consiste no estudo e prática de interpretação cênica a partir da criação e desenvolvimento de breves cenas cômicas. “Aspectos como expressão corporal, expressão facial, vozes, sonoplastia, coreografia de cena, entre outros, serão abordados durante as práticas”, revela.

Desenvolver a criação cênica a partir do humor, ampliando ao máximo suas possibilidades; criar um ambiente para a criação livre de personagens e situações cênicas cômicas, percebendo toda a potencialidade no desenvolvimento desta linguagem; compor e desenvolver coletivamente cenas a partir dos exercícios cênicos; e desenvolver nos participantes potencialidades de improviso cômico e humor na composição de personagens também serão práticas desenvolvidas ao longo da oficina.

Quem foi Hilda Hilst

Hilda Hilst nasceu em Jaú, em abril de 1930 e faleceu em Campinas, em fevereiro de 2004. É considerada pela crítica especializada como uma das mais importantes vozes da língua portuguesa do século 20, sendo comparada à Guimarães Rosa.

Iniciou sua produção literária em São Paulo, com o livro de poemas Presságio (Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1950). Em 1965, muda-se para Campinas e inicia construção de sua residência, a Casa do Sol, em terras da fazenda de sua mãe. Inaugurada em 1966, é na Casa do Sol que Hilda dedica-se exclusivamente a trabalho literário, realizando ali mais de 80% de sua obra.

Dona de uma linguagem inovadora, produziu mais de quarenta títulos entre poesia, teatro e ficção, ganhando nossos principais prêmios literários em todos os gêneros.

Sua poesia também inspirou Adoniran Barbosa, os músicos eruditos Gilberto Mendes e José Antônio de Almeida Prado, e recentemente Zeca Baleiro, a comporem parcerias com a autora.

Em 1995, a evidente importância da escritora motivou que o Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) comprasse parte do seu arquivo pessoal. Em setembro de 2003, a Unicamp compra a segunda parte do arquivo pessoal de Hilda Hilst, aberto a estudiosos e afins.

Sua obra, recentemente reeditada pela Editora Globo, mereceu também tradução em vários países (entre eles Itália, França, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina), despertando cada vez mais a atenção dos críticos estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia