Comderal realiza reunião sobre turismo rural em Águas de Lindóia


Comderal realiza reunião sobre turismo rural em Águas de Lindóia
Veja mais www.aguasdelindoia.com

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Águas de Lindóia (Comderal) realizou, nesta última terça-feira, dia 16 de março, às 16h30, na sala de reuniões da Câmara Municipal, sua terceira reunião ordinária de 2010. O assunto, conforme proposto na reunião de janeiro, foi o turismo rural.

O encontro foi aberto pelo presidente do Comderal, José Alexandre Tiengo, e, em seguida, a chefe da Casa da Agricultura e secretária executiva do Conselho, Letícia Sturlini, apresentou a todos a proposta da reunião e a função da Casa da Agricultura.

Conforme Letícia, o objetivo da reunião foi compartilhar entre todos os envolvidos com o turismo rural no município de Águas de Lindóia, informações sobre o foco de trabalho e as iniciativas de cada um para verificar como as atividades individuais podem ser unidas em um objetivo comum, em que cada ator desenvolva o seu papel, em consonância com os demais.

Explanações também foram feitas pelos convidados Silvio Glauco Rezende Rosa, representante do SEBRAE – Escritório Regional do Sudeste Paulista, Geraldo Tartarelli Pontes, gestor do Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista e Anselmo Trujillo Santucci, Diretor Municipal de Turismo.

Ao longo da reunião também foi exposto o Projeto Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista, que está em andamento e já conta com participantes de Águas de Lindóia. Por meio dele, o SEBRAE disponibiliza consultoria individual nas propriedades, capacitação ao produtor rural conforme as demandas observadas e promoção dos pontos turísticos por meio do Catálogo Turístico do Circuito das Águas. Neste momento, o Projeto está aberto a novas adesões, que podem ser feitas até meados de abril.

Segundo Anselmo Santucci, especial atenção tem sido dada aos preparativos para os grandes eventos mundiais que acontecerão no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Águas de Lindóia é candidata a ser cidade-anfitriã para a Copa, contando com o intermédio do Oscar Inn Resort, a fim de hospedar uma delegação estrangeira”, ressaltou o diretor de turismo.

Uma das vantagens do município, afirmou Anselmo, são os mais de cinco mil leitos aqui disponíveis; um número invejável até para outras grandes cidades turísticas. Uma das propostas do diretor é a criação de roteiros agrícolas no município, permitindo a visitação aos sítios, estimulando, assim, o turismo rural.

Foi lembrado ainda, durante a reunião, que o turismo rural tem a capacidade de incluir mulheres e jovens nas atividades dos sítios, gerando interesse pela permanência no meio rural e geração de renda adicional.

Algumas questões legais e administrativas foram levantadas, como a necessidade da criação (correção e efetivação) do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e problemas enfrentados com a delimitação do perímetro urbano no município, que hoje inclui diversas propriedades de uso agrícola do solo. Foi proposta a criação de lei municipal que caracterize o Turismo Rural e estabeleça mecanismos específicos de taxação para essa atividade, evitando problemas de aplicação de IPTU a áreas de atividade rural localizadas dentro do perímetro urbano. Decidiu-se que as implicações das legislações municipais atuais para o desenvolvimento do turismo rural serão levantadas e estudadas.


A CASA DA AGRICULTURA

A Casa da Agricultura é uma unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dedicado à extensão rural - que trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal, e tem função de oferecer apoio ao produtor rural, levando informações de naturezas diversas ao campo, atendendo às demandas da população que vive no meio rural e auxiliando-a em sua organização.

CONHEÇA O CONSÓRCIO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

O Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista foi formado em maio de 2003 e abrange oito municípios: Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. As principais metas estabelecidas pelo Consórcio são o aumento do fluxo de turistas em 35% e o aumento de seu tempo de permanência no Circuito em 45%.

Para tanto, são utilizadas diversas ferramentas de divulgação, como a organização e participação em feiras de turismo – cachaça artesanal, turismo de aventura, artesanato, etc. -, com estandes promocionais e distribuição de folheterias, realização contatos com agências de turismo receptivo, entre outros. Dessa forma, o Consórcio consegue levar o nome dos municípios dele integrantes para outras regiões do estado e do país.

Segundo Geraldo, o Consórcio oferece a divulgação gratuita, durante as feiras, para os empresários dos municípios envolvidos, bastando, para isso, que estes tenham a logomarca do Circuito em seu material promocional. Como resultado dessa iniciativa, tem-se a vinda de uma grande quantidade de turistas em busca dos atrativos apresentados e a geração empregos na região.

REDESCOBRINDO O CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

O Projeto Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista surgiu de uma parceria entre o Consórcio do Circuito das Águas Paulista e o SEBRAE.

Para que um empreendimento seja incluído nos meios de divulgação, seja no Catálogo Turístico do Circuito das Águas, seja na promoção em feiras e eventos, ele precisa estar apto a receber bem seus visitantes. É necessário, por exemplo, que ele atenda a normas de segurança, possua número de sanitários compatível com a quantidade de turistas prevista e qualidade no atendimento ao visitante, exemplificou Silvio.

E é nesse ponto que se encontra a importância da parceria do Consórcio com o SEBRAE, promovendo a profissionalização das atividades turísticas.

Aderindo gratuitamente ao Projeto Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista, o produtor ou empresário passa a receber visitas periódicas de uma consultora. As visitas são individuais e, após um diagnóstico, a consultora expõe as potencialidades do local e oferece sugestões de adaptação para profissionalização da atividade.

Identificada uma dificuldade comum aos diversos participantes do Projeto, um curso de capacitação é sugerido ao Escritório Regional do SEBRAE que o organiza e ministra no próprio município ou proximidades, dependendo do número de participantes e do curso. Tais cursos podem ter contribuições que variam de R$ 25,00 a R$ 50,00 por participante e este é o único custo se pode ter ao aderir ao Projeto.

Tanto o Consórcio quanto o SEBRAE trabalham com todas as iniciativas voltadas ao turismo, não apenas na área rural.

Formulários para adesão ao Projeto Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista poderão ser obtidos na Casa da Agricultura (19 – 3824 3116), assim como o contato com o SEBRAE e com o Consórcio do Circuito das Águas Paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia