Campanha de Medula Óssea em Águas de Lindoia pode salvar vidas


Campanha de Medula Óssea em Águas de Lindoia pode salvar vidas

A Diretoria de Saúde de Águas de Lindoia lançou na quarta-feira, 22, a Campanha de Doação de Medula Óssea, no hotel Monte Real. A iniciativa que conta com parceria do Hospital do Câncer de Barretos-SP, Pio XII, tem objetivo de incentivar os moradores da cidade e região a se tornar doadores de medula.. A campanha acontecerá dia 19 de setembro, das 8h às 18h e a coleta de sangue deve acontecer no Posto de Saúde Central, Salão da Igreja Cristo Rei, Praça da Igreja do Bairro Bela Vista e Posto de Saúde da Popular.

O lançamento contou com uma palestra ministrada pela funcionária do hospital de Barretos, Naima Katib que percorre várias cidades da região para levar a campanha. ”Não dá para esperar. Cada dia é um dia a menos para as cerca de duas mil pessoas que sofrem de leucemia, precisam de doador e não possuem irmão compatível”, explica.

“Pessoas estão morrendo por falta de doadores e cada um de nós pode reverter esta situação e salvar uma vida”, analisa a diretora de saúde de Águas de Lindoia, Silvia Cozare. O prefeito de Águas de Lindoia, Martinho Antonio Mariano participou do lançamento da campanha e garantiu todo apoio a causa. “A Campanha de Doação de Medula Óssea é a oportunidade para todas as pessoas transformar o sentimento de piedade em solidariedade e salvar uma vida”, opinou.

Segundo dados oficiais, em 25% dos casos que necessitam de transplante de medula, o paciente encontra doadores na família. Os outros 75% precisam recorrer ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, Redome. Segundo Naima, o cadastramento começou no Brasil em 2005, com 60.000 participantes. Em 2.009 são um milhão de cadastrados no país, contra 10 milhões nos Estados Unidos e 7 milhões no Canadá.

O candidato a doador de medula óssea, deve ter entre 18 e 55 anos, comparecer em um dos postos no dia 19 de setembro, preencher uma ficha contendo seus dados e fazer uma coleta de sangue de somente 10 ml., para identificação da tipagem genética. Não podem doar a medula, somente pessoas com soro HIV positivo ou que tenham realizado tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Quando o candidato for compatível a um dos pacientes, e as chances são de uma em um milhão segundo estatísticas, o doador comparecerá no centro de transplante mais próximo de sua casa para a coleta de medula, que pode ser feita por punção, na região da bacia, ou pela veia do braço.

A medula óssea é um tecido gorduroso que se localiza na parte interna dos ossos e que regenera cerca de 72 horas após a doação. O transplante de medula salva em cerca de 70% dos casos, os portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Veja mais detalhes e outras notícias sobre Águas de Lindóia aqui www.aguasdelindoia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia