Tributo à Madame Curie homenageia cientista polonesa em Águas de Lindóia

Tributo à Madame Curie homenageia cientista polonesa em Águas de Lindóia

Com a presença do cônsul geral da República da Polônia em São Paulo, Jacek Such, do prefeito Martinho Mariano, do diretor do Balneário, Dagnaldo Araújo Silva e do presidente da Sociedade Brasileira de Termalismo, José Peccinini Petri, Águas de Lindóia promoveu na terça-feira, dia 29, o Tributo “Maria Sklodowska – Curie esteve aqui”, em homenagem à visita histórica da cientista polonesa a Águas de Lindóia em 1926. Cerca de 60 pessoas acompanharam a solenidade de descerramento da placa comemorativa ao centenário do Prêmio Nobel em Química para Madame Curie, no Balneário e, em seguida, participaram da programação cultural que aconteceu no Hotel Villa di Mantova.

“A história de todas as cidades é escrita por capítulos e a passagem da Madame Curie por Águas de Lindóia é uma das mais belas páginas da nossa história”, disse o prefeito Martinho. Ele também destacou que grande parte da notoriedade internacional conquistada por Águas de Lindóia se deve a este episódio. “A Madame Curie deixou uma contribuição inestimável para o mundo todo com suas descobertas, principalmente na medicina, por isso ficamos gratificados por saber que ela esteve aqui, pesquisou nossa água e atestou sua excelente qualidade”.

O cônsul da Polônia também falou da contribuição de Madame Curie para a ciência mundial e de sua dedicação às questões humanitárias e sociais. “Com esta placa comemorativa, Águas de Lindóia fica eternamente ligada ao nome de uma das maiores cientistas que o mundo já teve”.

Programação Cultural - Com a leitura dramática da peça de teatro “Radiação, sobre Maria Sklodowska – Curie”, de Kazimierz Braun, com Jam Pawlak e Julia Pawlak; a exibição do filme Madame Curie “25’ de Emoção”; a leitura das cartas vencedoras do Concurso Cartas Para Maria Sklodowska-Curie e com o lançamento da “Exposição Histórica Maria Sklodowska - Curie, 100 anos de Prêmio Nobel”, o público pode conhecer um pouco da história e das realizações da cientista polonesa.

Maria Sklodowska - Curie foi a primeira mulher no mundo a conquistar o Prêmio Nobel de Física, e a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel por duas vezes. O Nobel de Física, em conjunto com seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel, em 1903 foi pela descoberta de fenômenos da radiação. Já o Nobel de Química, foi em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Gruaduada em física e matemática, ela também foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Dentre as contribuições para a humanidade proporcionados pelas pesquisas de Madame Curie, estão o desenvolvimento do uso do raio X, durante a primeira guerra mundial, além de outras pesquisas de substâncias radioativas e suas aplicações médicas. Madame Curie faleceu de leucemia em 4 de Julho de 1934, na França, em conseqüência de sua exposição ao rádio, o elemento principal de suas pesquisas.

Texto de colaboração do departamento de imprensa da Prefeitura de Águas de Lindóia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia