Encontro reúne profissionais de termalismo em Águas de Lindóia

Encontro reúne profissionais de termalismo em Águas de Lindóia

Águas de Lindóia sediou entre os dias 29 e 30 de novembro o III Thermal Meeting OMTh Brasil, realizado pela Organização Mundial de Termalismo (OMTh) e Sociedade Brasileira de Termalismo (SBT), com apoio da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia. O encontro reuniu pesquisadores, técnicos, empresários e representantes governamentais ligados ao termalismo que compartilharam experiências, perspectivas e informações relativas aos benefícios proporcionados pelas fontes hidrominerais. As atividades aconteceram no Hotel Monte Real e no Balneário Municipal.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Martinho Mariano e do cônsul geral da Polônia em São Paulo, Jacek Such, que estava na cidade participando do Tributo à Madame Curie. O diretor do Balneário de Águas de Lindóia, Dagnaldo Araújo Silva; o vice presidente da Organização Mundial de Thermalismo, Fábio Tadeu Lazzerini; o presidente da Sociedade Brasileira de Termalismo (SBT), Dr. José Peccinini Petri; o diretor da Associação Brasileira das Industrias de Água Mineral (ABINAM), Ricardo Altengauzen e o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Circuito das Águas, Hilário Piffer Júnior também participaram da mesa de honra.

Martinho falou da importância do termalismo para a cidade. Ele explicou que no passado, as pessoas que se banhavam com as águas da região onde hoje se encontra o Balneário notavam que tinham suas chagas curadas e que após esta descoberta é que a cidade passou a se desenvolver e ser reconhecida internacionalmente pelo termalismo. “Água medicinal é coisa rara e por isso o valor das águas do Balneário é inestimável”, disse.

O diretor do Balneário, Dagnaldo Araújo Silva, em sua palestra falou sobre as ações que está desenvolvendo para melhorar os serviços oferecidos, como a informatização dos setores, o treinamento dos funcionários e a contratação de uma consultoria para a implantação de banhos de SPA e massagens. Dentre os desafios de sua gestão, Dagnaldo destacou que “é preciso buscar recursos para fazer com que o Balneário volte a ser o principal atrativo turístico da cidade”.

Encontro ofereceu 20 palestras sobre termalismo

A programação de terça-feira contou ainda com a palestra “A História recente das termas brasileiras”, ministrada pelo Engenheiro e presidente da Associação Brasileira de Termalismo, Dr. José Peccinini Petri. Em seguida, o engenheiro Joaquim Correa Lima, falou sobre sua experiência no Thermas SPA, de São José do Rio Preto, do qual é presidente. O físico do IGEO-UNESP Rio Claro, abordou a radioatividade em águas. Celso Henrique Marques, médico do Balneário/SPA Águas de São Pedro falou sobre as aplicações de águas sulfurosas alcalinas complexas. Paulo Flávio de Macedo Gouvêa, médico do lamário de Peruíbe discorreu sobre a importância da lama negra de Peruíbe como fomento da indústria do turismo de saúde para aquela cidade. Já o diretor Projeto Caldas Novas (GO), Fábio Floriano Haesbaert, falou sobre a experiência da associação de empresários para pesquisa hidrogeológica regional de aqüífero termal. Andréa Dahdal, do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS) da Unicamp, falou sobre práticas integrativas e complementares de saúde.

Na quarta-feira, aconteceu mais um ciclo de palestras com Ângela Ap. Lazzerini, presidente ASP Cosmética Termal, que falou sobre Águas, Estética e Cosmética Talassotermal; Fábio Tadeu Lazzerini, vice presidente da Organização Mundial de Thermalismo com a palestra “Componentes Bioativos em fontes de águas para SPA na região de Águas de Lindóia”; Nélida Amélia Fontana, médica antroposófica e vice-presidente da SBT falou sobre Medicina e Águas.

Quarta-feira também foi o dia das apresentações dos lindoienses ligados ao termalismo: Miriam Tozzi Bernardino, neta do fundador de Águas de Lindóia, Dr. Francisco Tozzi, falou sobre a Emancipação Política e a vocação turística do município; Regina Toledo, diretora municipal de Saúde abordou os desafios das práticas integrativas no SUS; Hilário Piffer Júnior, falou sobre sua experiência no Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Circuito das Águas, do qual é superintendente; o médico Omar João Bergonzi abordou experiências de práticas clínicas com água termal; Selda Souza, arquiteta urbanista, falou sobre o respeito à natureza na urbanização das Estâncias Hidrominerais; Thomas Haralyi Breidenbach, químico do Balneário, discorreu sobre o radônio e o torônio naturais de fontes hidrominerais; Pedro Camilo Rielli, Diretor do SAAE Ambiental, abordou o tema gestão ambiental municipal e Francisco Renzo Pereira Goulart, professor e historiador, apresentou a palestra “Preâmbulo e o processo de povoamento de Águas de Lindóia antes do Dr. Tozzi”.

Na quarta-feira, dia 30, os participantes fizeram uma visita ao Balneário para a prática do termalismo nas fontes São Roque e Madame Curie, fontanário e emanatório municipal e também conhecerão os banhos e usos do SPA do local. Também aconteceu a mesa-redonda da Sociedade Brasileira de Termalismo que abordará o tema “Termalismo na região, no Brasil e no mundo”. Às 19h30 aconteceram mais palestras de profissionais e gestores públicos sobre o tema.

Texto de colaboração do departamento de imprensa da Prefeitura de Águas de Lindóia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia