Saúde faz ação de combate à catapora em creche

Saúde faz ação de combate à catapora em creche

A Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde de Águas de Lindóia iniciou, no último dia 20, um trabalho para conter a propagação de casos de varicela, conhecida também por catapora, na creche do Bairro Bela Vista. A ação começou logo após a notificação da ocorrência de sete casos da doença naquela unidade. A equipe da Vigilância esteve no local para levantar o número de crianças e funcionários que freqüentam a creche, com o objetivo de fornecer as doses necessárias de vacina contra a doença.

A catapora é uma doença muito contagiosa, causada por vírus e caracterizada pelo início repentino de febre, vesículas (lesões) que aparecem pelo corpo e que evoluem para crostas até a cicatrização. A doença pode ocorrer durante o ano todo, porém, é mais comum entre os meses de agosto a novembro, em decorrência do final do inverno e início da primavera.

A transmissão ocorre pelo contato direto com as lesões da pele e por disseminação aérea de partículas virais e pode acontecer até mesmo dois dias antes do aparecimento das feridas e enquanto estas não cicatrizarem. Crianças saudáveis costumam se curar em um período de aproximadamente cinco dias, porém, os sintomas podem persistir em até três semanas.

As crianças infectadas devem procurar atendimento médico e ficar em casa, em isolamento domiciliar, por pelo menos sete dias ou até que todas as vesículas estejam cicatrizadas. Os pais podem colaborar informando corretamente se a criança já teve a doença ou não, trazendo a caderneta de vacinação quando solicitado e autorizando a vacinação das crianças que ainda não imunizadas contra esta doença.

Vacina - Existe uma vacina disponível contra a varicela, mas, esta é fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde somente quando ocorrem surtos em hospitais ou em creches, ou seja, quando ocorrem pelo menos dois casos da doença, com um intervalo de 21 dias entre um e outro.

Nestes casos, a medida a ser tomada é o bloqueio vacinal, que consiste em vacinar, o quanto antes, todas as crianças com idade entre 9 meses a 5 anos, que freqüentam a creche, que ainda não tiveram a doença e que não foram vacinadas

O surto será considerado encerrado quando se passarem 21 dias pelo menos sem a ocorrência de novos casos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia