SAAE Ambiental conclui automação da ETE do Barreiro

SAAE Ambiental conclui automação da ETE do Barreiro

Além de reduzir o consumo de energia, há melhora na eficiência do tratamento

O SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia concluiu, no início deste mês, a implantação do sistema de automação da Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro do Barreiro (ETE do Barreiro). O projeto foi financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), órgão pertencente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). O investimento total foi de R$ 141.969,00, e a contrapartida do SAAE Ambiental foi de 21% desse valor (R$ 29.813,49).

A automação do sistema consiste, basicamente, na abertura e fechamento de válvulas através de atuadores comandados por uma Central de Processamento Lógico (CLP). O sistema é programado de modo a permitir a paralisação dos motores de maior potência no horário em que a CPFL considera mais problemático o fornecimento de energia elétrica (entre 18h e 21h).

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Pedro Rieli, essa paralisação possibilitará ao SAAE Ambiental o enquadramento em uma nova modalidade tarifária (Tarifa Horo-sazonal Verde), oferecendo vantagens financeiras para o SAAE. “Além das vantagens citadas, ainda podemos destacar a melhoria na eficiência do tratamento, melhores condições de trabalho aos operadores da ETE e redução do consumo de energia elétrica”, ressaltou.

Pedro destacou ainda que este empreendimento faz parte de uma série de inovações e melhorias no saneamento básico do município de Águas de Lindóia que o SAAE Ambiental está oferecendo aos seus funcionários, à população lindoiense e ao meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia