Obesidade é tema de Encontro em Águas de Lindóia

Obesidade é tema de Encontro em Águas de Lindóia
Leia mais www.aguasdelindoia.com

A diretoria de Saúde de Águas de Lindóia realizou no último sábado, 30 de maio um encontro com profissionais de saúde e pacientes portadores de obesidade. A reunião aconteceu no Ginásio de Esportes e contou com a participação de 30 pacientes. O prefeito municipal de Águas de Lindóia, Martinho Mariano, o vice-prefeito Toninho Nogueira estiveram prestigiando o evento.

Segundo a diretora municipal de Saúde, Silvia Cozare, o objetivo principal do encontro foi estabelecer oficialmente o tratamento da obesidade para os pacientes do município. “Muitos dos pacientes presentes passarão por tratamentos com médico, nutricionista, psicólogo e educadores físicos a fim de perder peso através de uma reeducação alimentar. Outros passarão por triagem e poderão ser classificados como candidatos a Cirurgia Bariátrica (redução do estômago)”, ressaltou a diretora.

O tema Obesidade foi abordado de todas as formas. Orientações e instruções foram discutidas no Encontro. A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde, uma doença, e tem como causa principal a genética. Um indivíduo é considerado obeso mórbido se ele ou ela tem 45 Kg ou mais de sobrepeso, ou um índice de massa corporal superior a 40. Este cálculo é realizado pelo médico e pelo nutricionista.

A obesidade é um fator de risco para uma série de distúrbios, que incluem: Hipertensão arterial, Doenças cardiovasculares, AVC (derrame), Diabetes, Câncer, Cálculos biliares, aumento do colesterol, problemas do sono e infertilidade.

O risco de doenças cardiovasculares aumenta progressivamente de acordo com a circunferência abdominal do paciente. Se em homens a medida do abdome for maior que 94 cm e em mulheres maior que 80 cm, os riscos de sofrerem conseqüências da obesidade são aumentados.

Ao final do encontro foi informado que os próximos encontros serão realizados semanalmente a partir do dia 12 de junho, no centro comunitário do bairro das casas populares as 8h. Os candidatos a cirurgia farão parte de um grupo de acompanhamento separado daqueles que realizarão apenas reeducação alimentar. Os primeiros, após estarem preparados para cirurgia, serão operados por médicos vinculados à UNICAMP.

Quem é candidato à cirurgia bariátrica?

A decisão é sempre médica, mas alguns critérios são:

·Tentativas prévias sem sucesso de perder peso através de meios tradicionais indicados por médicos e nutricionistas.

·Ausência de outros problemas médicos que aumentem o risco cirúrgico, já que esta é uma cirurgia muito delicada e perigosa.

·Ter pelo menos 45 Kg acima do peso considerado ideal.

·Índice de massa corporal acima de 35 associado a doenças relacionadas a obesidade.

·Índice de massa corporal acima de 40 sem problemas associados.

·Pacientes que passaram por outros procedimentos cirúrgicos para perder peso sem sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia