Começa neste sábado a campanha contra pólio

Começa neste sábado a campanha contra pólio
Leia mais www.aguasdelindoia.com

A partir deste sábado, dia 12 de junho, a Diretoria Municipal de Saúde de Águas de Lindóia inicia a 1ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a poliomielite. A vacina será disponibilizada das 08h às 17h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e do bairro Bela Vista e também no Posto de Saúde da Família (PSF) I e II “Alexandre Gatoline”, nas Casas Populares.

Além dos postos de saúde haverá também duas equipes volantes, que percorrerão os bairros: Moreiras, Brejal, Grotão, Jardim dos Pássaros, Barreiro, Palmeiras e Jaboticabal.

Durante esta semana, equipes da Vigilância em Saúde também percorreram as Escolas Municipais de Educação Infantil, aplicando a vacina nos alunos.

Destinada às crianças menores de 5 anos de idade, o objetivo da campanha é manter a erradicação da poliomielite, doença conhecida pela população como paralisia infantil.

Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Helga Emanuele Resquioto, na primeira fase a expectativa é que 95% das crianças da cidade dentro da faixa etária sejam imunizadas (993 crianças). “Neste mesmo período, em 2009, esta meta foi atingida pelo município, que vacinou mais de 1371 crianças”, destaca Helga.

A coordenadora da Vigilância em Saúde informou ainda que a 2º etapa da vacinação deve acontecer no dia 14 de agosto. ”Ai então os pais devem retornar aos postos de saúde para que as crianças tomem mais duas gotinhas”.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite, entre outras.

Para receber a vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação da criança. O término previsto para 1ª fase da campanha é no dia 1º de julho.

Sobre a Pólio: Há 22 anos, o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas o vírus ainda circula em países da África e da Ásia.

A doença é causada pelo poliovírus selvagem, e é caracterizada por sintomas de uma gripe comum. A criança poderá sentir dor no corpo, febre, vomitar e em alguns casos mais graves pode causar a paralisia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia