Diretoria de Saúde de Águas de Lindóia realiza campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea

Diretoria de Saúde de Águas de Lindóia realiza campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea

A Prefeitura de Águas de Lindóia, através de sua Diretoria de Saúde em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos realiza a 1º campanha de cadastramento de doadores de medula óssea no município. O preenchimento de cadastro e coleta de amostra de sangue acontecerá no sábado, 17 de outubro das 9h às 17h.

Serão instalados postos de cadastramento no Pátio da Igreja do Bairro Bela Vista, no Salão da Igreja Cristo Rei, no Ambulatório de Especialidades e no PSF II - “Alexandre Gatolini”.

Poderão se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 55 anos, que não tenham câncer (ou tiveram) e que não sejam portadoras do vírus HIV.

Na ocasião, será preenchido um cadastro com as principais informações do candidato a doador. Após o cadastramento, serão coletados apenas 10ml de sangue do voluntário para que sejam realizados testes de compatibilidade.

Em seguida o material será encaminhado ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Se for identificada a compatibilidade com algum paciente, os doadores serão contatados e encaminhados a exames complementares.

Para realizar a coleta, não é necessário o doador estar em jejum. Os interessados deverão apenas comparecer a um dos postos de cadastramento munidos do documento de identidade (RG).

Curiosidades:

O que é a Medula Óssea?

É um tecido gorduroso que se localiza na parte interna dos ossos e é o que nós conhecemos como tutano de osso de boi. É a medula óssea que contem as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do nosso organismo.

Quem necessita de transplante?

Pessoas que têm doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemia e aplasias medulares e também crianças com algumas doenças genéticas.

Qual a chance de uma pessoas conseguir um doador compatível na população como um todo?

A possibilidade maior é conseguir um doador entre irmãos; nesse caso, a chance de compatibilidade é de 25% por irmão, porém, 60 a 70% dos pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea não encontram doadores entre familiares; então, a chance de encontrar uma medula compatível entre doadores não-aparentados é de uma em cem mim, por isso, a necessidade de se organizar Bancos de medula óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar, pois somente com um número elevado de voluntários é que se aumenta a chance dos pacientes encontrem um doador compatível. D qualquer forma é muito difícil encontrar um doador compatível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia