Águas de Lindóia promove Tributo à Madame Curie

Águas de Lindóia promove Tributo à Madame Curie

Na terça-feira, dia 29, o Consulado Geral da República da Polônia, em São Paulo, a Associação Polonesa Educativo Cultural, a Prefeitura e o Balneário Municipal de Águas de Lindóia realizam o Tributo “Maria Sklodowska – Curie esteve aqui”, em homenagem à visita histórica da cientista polonesa a Águas de Lindóia em 1926. O evento terá início às 15h no Balneário Municipal, e continua, a partir das 16h, no Villa di Mantova Resort Hotel, na Rua Humberto Avancini, nº 133.

Às 15h, acontece a solenidade de descerramento da placa comemorativa no Balneário Municipal, com a presença do cônsul geral da República da Polônia, Jacek Such, e do prefeito Martinho Mariano. Às 16h, será aberta oficialmente a programação cultural no Villa di Mantova. O tributo contará com a leitura dramática da peça de teatro “Radiação, sobre Maria Sklodowska – Curie”, de Kazimierz Braun, com Jam Pawlak e Julia Pawlak, com a exibição do filme Madame Curie “25’ de Emoção” e com o lançamento da “Exposição Histórica Maria Sklodowska - Curie, 100 anos de Prêmio Nobel”, além da entrega de placa comemorativa do Consulado Geral da República da Polônia para o Balneário.

Madame Curie ganhou o Prêmio Nobel de Física (1903) pela descoberta da Radioatividade, em conjunto com Pierre Curie e Henri Becquerel. Em 1926, durante sua passagem pelo Brasil, visitou Águas de Lindóia, no dia 14 de agosto, para conhecer as águas da então Termas de Lindóia.

Prefeito participa de documentário sobre a Madame Curie

No último dia 14 de agosto, exatamente 85 anos após a visita de Maria Sklodowska, a Madame Curie, a Águas de Lindóia, o prefeito Martinho Mariano participou da gravação do filme-documentário “Laboratórios Encantados”, sobre a cientista, no Balneário Municipal. Naquele dia, o prefeito gravou um depoimento sobre a importância da visita da cientista ao município, na primeira metade do século passado.

Além do prefeito Martinho Mariano, a cônsul da República da Polônia em São Paulo, Joanna Pliszka Ribeiro, a enfermeira Andréia Benati Dahdal e a neta do Dr. Francisco Tozzi, fundador do Município, Mirian Tozzi Bernardino, gravaram depoimentos sobre a visita de Madame Curie para o documentário.

Na ocasião, Martinho ressaltou que a passagem de Madame Curie foi um dos momentos mais importantes para divulgar as propriedades curativas das águas que trouxeram notoriedade e impulsionaram o desenvolvimento da região que se tornaria o município de Águas de Lindóia. “A visita de Madame Curie foi um acontecimento memorável para a nossa história e veio confirmar a importância das descobertas do nosso fundador, o médico Dr. Francisco Tozzi, sobre as propriedades radioativas das nossas águas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia