Programa Nacional de Alimentação Escolar é tema de reunião em Águas de Lindóia

Programa Nacional de Alimentação Escolar é tema de reunião em Águas de Lindóia
Veja mais www.aguasdelindoia.com

A nutricionista responsável pela merenda escolar e a chefe da Casa da Agricultura de Águas de Lindóia se reuniram com representantes da Secretaria de Agropecuária e responsáveis pela merenda escolar do município de Atibaia, na última quinta-feira, 25 de fevereiro, no Centro Educacional Umuarama para transmitir informações sobre a operacionalização das novas normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Desde o início do ano letivo todas as unidades educacionais de Águas de Lindóia recebem produtos da agricultura familiar do próprio município para complementar o cardápio da alimentação escolar, conforme diretrizes da Lei n° 11947, de 16/6/2009 e da resolução do FNDE n°38 de 16/7/2009.

"Há algum tempo a prefeitura de Águas de Lindóia buscava meios de oferecer aos alunos alimentos mais saudáveis, produzidos na região, e as recentes alterações legais e parceria com a Casa da Agricultura possibilitaram que o projeto fosse finalmente implantado", ressaltou a nutricionista Soraya.

Soraya acrescenta ainda que as atividades de planejamento entre a Diretoria de Educação e a Casa da Agricultura foram iniciadas em agosto de 2009.

De acordo com a chefe da Casa da Agricultura de Águas de Lindóia, Letícia, em decorrência do município ter sido um dos pioneiros da região a executar o PNAE de acordo com as novas normas, nossa cidade tornou-se referência para as demais. "Por conta disso, recentemente os envolvidos com a alimentação escolar de Atibaia entraram em contato com a Casa da Agricultura de Águas, buscando esclarecimentos e mais informações sobre a operacionalização do programa."

Durante a reunião, as representantes de Águas de Lindóia expuseram todas as etapas de planejamento e organização das atividades adotadas, assim como detalhes importantes que foram observados ao colocar em prática o projeto.

Apesar do dimensionamento da alimentação escolar de Águas de Lindóia ser cinco vezes menor que de Atibaia, foi possível oferecer um embasamento adequado que superou as expectativas dos visitantes.

"Após este primeiro momento de experiência e com o recente aumento do repasse de recursos do governo federal para este fim, Águas de Lindóia tem expectativa de ampliar futuramente este projeto, incluindo outros produtos e novos agricultores", afirmou Soraya.

Para Leticia, a capacidade de fornecimento da agricultura familiar do Município ainda é pequena e esta iniciativa pode incentivar o crescimento da atividade agrícola local.

Também participaram da reunião a assistente regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Bragança Paulista, Med. Vet.Gabriela Mendes de Oliveira, e o Chefe da Casa da Agricultura de Atibaia, Eng. Agr. Anderson Tatsuo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana do Idoso, programação do dia 01/10/09 no Balneário de Águas de Lindóia

Praça do Forró será inaugurada no sábado, 01 de maio de 2010

Carnaval 2018 em Águas de Lindoia